Sábado – Pense por si

Diddy paga quase 5 mil euros por dia a Sting de direitos de autor

Em causa está uma versão do rapper da música "Every Breath You Take", dos The Police.

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
Diddy paga quase 5 mil euros por dia a Sting de direitos de autor
Márcia Sobral 07 de abril de 2023 às 10:23
Getty Images

O rapper Diddy revelou esta semana nas redes sociais que está obrigado a pagar 5 mil dólares por dia (cerca de 4.574 euros) ao cantor Sting por ter usado uma música sua sem autorização.

Tudo aconteceu em 1997, quando o rapper norte-americano decidiu fazer uma versão de Every Breath You Take, dos The Police. Segundo a revista de músicaRolling Stone, o sucesso foi imediato, mas surgiu um pequeno problema: Diddy só pediu autorização à banda para usar a música depois do seu lançamento.

Assim, a versãoI'll Be Missing You– que foi criada para homenagear o Notorious BIG - viu-se envolvida numa polémica de direitos de autor. Ao longo dos anos, Sting e Diddy têm sido questionados sobre o tema e, há já tinham chegado a revelar numa entrevista aoThe Breakfast Club, que o acordo de pagamento rondava os 2.000 dólares diários (1.829 euros).

Mas agora decidiram contar o que dizem ser toda a verdade e admitiram que o valor afinal é um pouco mais alto. Mas, apesar do pagamento e da confusão, os dois acabaram por se tornar "bons amigos".

"[Quando a música saiu] o Elton John disse-me que eu ia ficar milionário. Eu respondi que já era milionário e ele disse-me: vais ficar milionário duas vezes!", contou Sting numa entrevista em 2003.

Parace que tinha razão é que, na verdade, a versão de Diddy tornou-se num sucesso para ambos e o vocalista dos The Police chegou mesmo a dizer que a versão lhe rendeu mais dinheiro que o original.

Artigos Relacionados
A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.