Secções
Entrar

Eurovisão. Os 10 apurados da segunda semifinal

Como era expectável, a israelita Yuval Raphael, o austríaco JJ e a finlandesa Erika Vikman estão entre os finalistas. Sissal (Dinamarca) foi a surpresa.

Gonçalo Correia 15 de maio de 2025 às 22:51
Jens Büttner/picture alliance via Getty Images

Já se conhecem todos os 26 finalistas desta edição do Festival Eurovisão da Canção. Na segunda semifinal, que aconteceu esta quinta-feira, 15 de maio, foram apurados mais dez finalistas, que se juntam aos dez apurados na primeira semifinal - entre os quais, os portugueses NAPA -, ao representante do país anfitrião (Suíça) e aos cinco representantes dos países que todos os anos apuram-se automaticamente para a final: Reino Unido, Espanha, Itália, França e Alemanha.

A banda Katarsis (Lituânia), com o tema Tavo akys, a cantora Yuval Raphael (Israel) com o tema New Day Will Rise, o cantor Parg (Arménia), com a canção Survivor, a cantora Sissal (Dinamarca), com o tema Hallucination, o cantor JJ (Áustria), com Wasted Love, a cantora Laura Thorn (Luxemburgo), com o tema La poupée monte le son, a cantora Erika Vikman (Finlândia), com a canção Ich komme, a banda Tautumeitas (Letónia), com o tema Bur man laimi, a cantora Miriana Conte (Malta), com Serving e a cantora Klavdia (Grécia), com Asteromata, foram os concorrentes que se apuraram nesta segunda semifinal.

Estes concorrentes juntam-se aos concorrentes apurados na primeira semifinal: os portugueses NAPA, autores e intérpretes da canção Deslocado, o norueguês Kyle Alessandro, com Lighter, o duo albanês Shkodra Elektronike, com Zjerm, o grupo KAJ (Suécia) com Bara bada bastu, o duo islandês Væb, com Róa, o neerlandês Claude, com C'est la vie, a cantora polaca Justyna Steczkowska, com Gaja, Gabry Ponte (San Marino) com Tutta l'Italia, o rapper e cantor Tommy Cash (Estónia), com Espresso Macchiato e a banda ucraniana Ziferblat, com Bird of Pray.

Jens Büttner/picture alliance via Getty Images

A estas canções juntam-se outros seis temas apurados diretamente para a final: a representante do país anfitrião desta edição da Eurovisão, Voyage, da cantora Zoë Më, e os temas de França (Maman, de Louane), Alemanha (Baller, de Abor & Tynna), Itália (Volevo essere un duro, de Lucio Corsi), Espanha (Esa diva, de Melody) e Reino Unido (What the Hell Just Happened, do grupo feminino Remember Monday). A grande final está agendada para este sábado, 17 de maio.

Entre os concorrentes apurados nesta segunda semifinal, há confirmações esperadas: os representantes de Israel (Yuval Raphael), Áustria (JJ) e Finlândia (Erika Vikman) eram os candidatos mais bem cotados nas casas de apostas, sendo que também os representantes de Malta (Miriana Conte), Luxemburgo (Thorn), Lituânia (Katarsis) e Grécia (Klavdia) eram dados como prováveis apurados.

A surpresa esteve na eliminação do representante da Austrália, Go-Jo, que, com o tema Milkshake Man, era dado como provável apurado pelos apostadores. Em sentido contrário, o apuramento de Sissal (Dinamarca) não era apontado como previsível.

Jens Büttner/picture alliance via Getty Images

Esta é a quinta vez consecutiva que Portugal marca presença na final da Eurovisão. Iolanda tinha sido a última representante nacional, tendo conseguido, em 2024, não apenas apurar-se como fechar top 10 na final. Nos anos anteriores as canções que representaram Portugal foram Ai Coração, de Mimicat (23.º lugar na final), Saudade, saudade, de MARO (9.º lugar) e Love is On My Side, dos The Black Mamba (12.º lugar).

Em 2020, apesar de ter vencido o Festival da Canção com Medo de Sentir, a cantora madeirense Elisa não pôde representar Portugal na Eurovisão devido à pandemia da Covid-19. Já em 2019, Conan Osiris não conseguiu o apuramento para a final com o tema Telemóveis.

Artigos Relacionados
Receba o seu guia para sair
todas as semanas no seu e-mail
Subscreva a Newsletter GPS e seja o primeiro a saber as melhores sugestões de fim-de-semana. Subscreva Já