Sábado – Pense por si

Há 40 anos, os The Smiths tornavam a solidão "cool"

Fazer da introspeção, da melancolia e do desenquadramento motores de canções para cantar e dançar, com poesia rock: eis o feito de "The Smiths", o primeiro disco de uma banda mítica, lançado em 1984.

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
As mais lidas GPS
Há 40 anos, os The Smiths tornavam a solidão 'cool'
Gonçalo Correia 14 de fevereiro de 2024 às 23:00
The Smiths
The Smiths Getty Images

“Apesar de serem moda, os The Smiths são a antítese de um grupo de moda.” Assim começava Manuel Falcão, em 1985, um texto no jornal Blitz, de que foi fundador e primeiro diretor. Estávamos a 7 de maio desse ano – poucos dias antes de Aníbal Cavaco Silva ir à Figueira da Foz fazer a rodagem do seu Citroën BX e tornar-se líder do PSD – e na capa do 27.º número do Blitz posavam quatro ingleses que por essa altura já eram “moda”: três meses antes tinham editado o álbum Meat is Murder, pouco mais de um ano depois revelariam a obra-prima The Queen is Dead e os melómanos do Reino Unido e da Europa estavam já, por essa época, a seus pés.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.