Secções
Entrar

“Erasmus ajuda quem procura independência": Jovem de 22 anos rumou a Madrid onde estudou e viveu durante 6 meses

CM 01 de julho de 2024 às 09:54

Fronteiras abertas e o facto de a moeda ser a mesma foram fatores determinantes para a sua decisão.

Rodrigo, de 22 anos, decidiu ingressar na maior aventura da sua vida: o Programa Erasmus. Natural de Lisboa, o jovem decidiu rumar a Madrid durante seis meses, onde estudou e viveu nesse período de tempo.

Rodrigo

O Erasmus é um programa da União Europeia. Milhares de jovens decidem aventurar-se e a capital espanhola é um dos destinos preferidos dos portugueses. "Facilita muito as fronteiras estarem completamente abertas e a moeda também é a mesma. A língua e a cultura são também muito parecidas. A proximidade a Portugal também ajuda, vou muito ao nosso país", revelou Rodrigo ao Correio da Manhã. O jovem acrescenta que a decisão de ir estudar para fora foi um desafio. "É uma aprendizagem. Ajuda bastante a quem quer tornar-se independente. Recomendo muito este desafio", sublinha Rodrigo.

A experiência de Erasmus permitiu a Rodrigo conhecer diferentes pessoas, de diferentes culturas. Um dos seus amigos mais próximos é um jovem chileno. "Neste caso, dei conta de que há muitas semelhanças entre Portugal e o Chile. Gosto muito de conhecer pessoas novas e estudar fora deu-me esse privilégio", confidenciou o jovem sul-americano, enquanto acabava a cerveja, junto à universidade onde estuda com Rodrigo.

10 milhões de europeus em mobilidade
O Erasmus já permitiu que mais de 10 milhões de pessoas se deslocassem entre os vários países da União Europeia. Este é um dos programas da União Europeia e ao longo de 30 anos foram milhões de pessoas que pularam entre países europeus à boleia do Erasmus, uma pedra basilar da União Europeia. O programa permitiu que os jovens pudessem desfrutar de partilhas interculturais, expandir o seu conhecimento num país diferente e colecionar tanto aprendizagens como memórias. Os dados são claros e mostram a grande adesão dos europeus. Só em 2020, cerca de 640 000 pessoas embarcaram em experiências de mobilidade, em cerca de 20 400 projetos de educação, programas de estágio, e até voluntariado. Há mais de dez mil portugueses espalhados pela Europa.

E TAMBÉM
Bolsa Erasmus
A Bolsa Erasmus é um programa criado pela União Europeia para promover o intercâmbio estudantil. Toda a gestão do processo administrativo do programa é feita nas mais diferentes universidades. O processo para solicitar a bolsa depende de cada instituição, mas abrange, anualmente, milhares de jovens portugueses.

Universidade
O jovem estudou numa universidade espanhola, Universidade Rey Juan Carlos, o que lhe permitiu, rapidamente, dominar a língua do nosso país vizinho.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela