Sábado – Pense por si

Entrevista
Covid-19

Vacinar as crianças: sim ou não? As opiniões contrárias de dois pediatras

Vacinar as crianças: sim ou não? As opiniões contrárias de dois pediatras
Lucília Galha 11 de dezembro de 2021 às 18:00

A vacinação das idades entre os 5 e os 11 divide os pediatras. De um lado, defende-se a diminuição da circulação do vírus; do outro, a utilidade de uma vacina que não impede a transmissão.

Se em agosto de 2021 a discussão da vacinação para a faixa etária entre os 12 e os 17 anos já foi acesa, imunizar miúdos entre os 5 e os 11 tem gerado ainda mais polémica. Esta entrevista, que cruzou pediatras com posições contrárias, foi uma amostra disso. Ao longo de 1h e 11 minutos, através do Zoom, o diretor do Centro Materno Infantil do Norte, Caldas Afonso, e o pediatra e neonatologista do Hospital da Estefânia e dos Lusíadas, Fernando Chaves, expuseram os seus argumentos. Discordam em tudo: na necessidade de vacinar, na transmissibilidade das crianças, na previsão do que pode acontecer e até na forma como os pais devem abordar a questão com os filhos. Só concordam numa coisa: que a vacina é segura.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)