
Do tabaco aquecido aos vaporizadores. Conheça os perigos dos novos cigarros
Há mais crianças e adolescentes a adoecerem com pneumonias inflamatórias graves. O culpado? Tabaco aquecido, cigarros eletrónicos e vaporizadores.
Há mais crianças e adolescentes a adoecerem com pneumonias inflamatórias graves. O culpado? Tabaco aquecido, cigarros eletrónicos e vaporizadores.
O que acontece quando dormimos? Na verdade, dormir é muito mais do que não estar acordado. É neste período – em que passamos um terço da nossa vida – que se dá a renovação celular, se produzem hormonas e anticorpos, acontece a síntese de proteínas e a regulação metabólica.
Documento foi desenvolvido pela associação Quebrar o Silêncio e revisto pela Polícia Judiciária e APAV, entre outras entidades. "Para muitas crianças, a escola é o primeiro lugar seguro da sua vida", assinala ministro da Educação.
A sua newsletter de quinta-feira
As crianças têm entre sete meses e oito anos, apresentaram sintomas em abril e estiveram internadas, mas nenhuma apresentou complicações graves.
A Organização Mundial da Saúde está a dar prioridade aos casos. Já em Portugal, ainda não há reporte de infetados, mas a DGS criou uma task force.
A autoridade de saúde adiantou ainda que em Portugal foi avaliada uma situação de hepatite aguda numa criança, "com evolução muito favorável, cujo quadro clínico e analítico não apresenta o perfil das hepatites de causa desconhecida descrito em alguns países".
A DGS determinou a suspensão da administração de palivizumab, que previne a infeção pelo vírus sincicial respiratório em crianças de risco, devido à situação atual epidemiológica.
Apesar de a vacina contra a Covid-19 ter sido aprovada para a faixa etária dos 5 aos 11 anos, muitos portugueses continuam com dúvidas sobre a sua utilidade e os eventuais efeitos futuros. Fomos ouvi-los e aos especialistas contra e a favor.
A vacinação das idades entre os 5 e os 11 divide os pediatras. De um lado, defende-se a diminuição da circulação do vírus; do outro, a utilidade de uma vacina que não impede a transmissão.
O processo de avaliação da vacinação contra a covid-19 das crianças dos 5 aos 11 anos "está ainda a decorrer", indica a Direção-Geral de Saúde em comunicado.
A vacina da Pfizer/BioNTech é a primeira aprovada na UE para crianças dos 5 aos 11 anos, numa altura em que se verificam aumentos de casos nestas idades.
Luís Varandas recebe dois mil euros por mês por cargo de consultor na empresa. O médico e o laboratório defendem que a relação é de carácter científico e negam conflitos de interesses.
Os especialistas não estão em sintonia. Alguns defendem a vacinação generalizada, outros que não é essencial vacinar os mais novos. DGS e Governo aguardam pareceres.
Uma estratégia bem definida para a abertura das escolas é essencial para que os casos não voltem a disparar. Abertura faseada, testes rápidos e ventilação são essenciais.
A urgência é maior no ensino pré-escolar e nos primeiro e segundo ciclos do ensino básico, defendem várias entidades.