Sábado – Pense por si

Elif Shafak: “Estamos tão divididos que deixamos de falar da humanidade”

Susana Lúcio
Susana Lúcio 19 de agosto de 2025 às 23:00

Doutorada em Ciência Política, é autora multipremiada de 13 romances, traduzidos em 58 línguas, onde dá voz às mulheres e aos “silenciados” da sociedade. Foi considerada uma das 100 mulheres mais influentes do mundo pela BBC.

Nasceu em França, viveu na Turquia, em Espanha, na Alemanha, na Jordânia, nos Estados Unidos e no Reino Unido e, mais do que turca, diz ser uma cidadã do género humano. Começou a escrever aos oito anos para escapar à solidão e tornou-se escritora para construir pontes entre culturas. Professora universitária, foi finalista no prestigiado Booker Prize em 2019 com o livro 10 Minutos e 38 Segundos Neste Mundo Mundo Estranho e As 40 regras do Amor, foi considerado pela BBC um dos 100 romances que Moldaram o Nosso Mundo. O último livro, Também Há Rios no Céu é um bestseller.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.