Sábado – Pense por si

SAD do FC Porto e Benfica obrigadas a ter mulheres na administração

SÁBADO
SÁBADO 18 de fevereiro de 2020 às 08:16

Há ainda um longo caminho a percorrer pelas empresas cotadas na representatividade do género. Este ano as eleições das SAD do Porto e do Benfica já têm de integrar mulheres.

São várias as empresas que têm de contratar mais mulheres para as administrações para conseguirem cumprir os requisitos legais. Segundo contas feitas pelo Negócios, e tomando em linha de conta apenas as empresas que têm assembleias eletivas este ano, terão de integrar mais administradores do género sub-representado (em todos os casos é o feminino) pelo menos as duas SAD (sociedades anónimas desportivas) que vão este ano a votos – Porto e Benfica. O Futebol Clube do Porto tem eleições já em abril, devendo as do clube da Luz decorrer no segundo semestre. O Sporting, que teve nova administração em 2018, não cumpria, então, a representatividade, mas em outubro do ano passado integrou duas mulheres na administração – Maria Biléu Sancho e Sara Sequeira –, o que lhe permitiu não só cumprir os 20% que então estava obrigado, mas também os 33,3% que vigoram desde janeiro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.