Sábado – Pense por si

Preço da gasolina deverá cair na próxima semana, após seis subidas seguidas

Jornal de Negócios 14 de maio de 2021 às 16:43
As mais lidas

Depois de um ciclo de seis semanas seguidas a subir, o preço da gasolina simples 95 deverá sofrer uma queda ligeira a partir da próxima segunda-feira.

Os preços dos combustíveis deverão assumir posturas díspares a partir da próxima segunda-feira, dia 17 de maio, nos postos de abastecimento em Portugal. Isto porque a gasolina simples 95 tem margem para uma desvalorização, depois de seis semanas seguidas a subir.

Assim, a gasolina simples poderá cair 1 cêntimo por litro para os 1,5912 euros, ao passo que o gasóleo simples deverá manter-se praticamente inalterado nos 1,3927 euros por litro. 

Até agora, o preço da gasolina subiu 17 cêntimos só este ano e o do gasóleo cerca de 13 cêntimos.

Os cálculos têm por base a evolução destes dois derivados do petróleo (gasóleo e gasolina) e do euro. Mas o custo dos combustíveis na bomba dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.

Os novos preços têm em conta as variações calculadas pelo Negócios face ao preço médio praticado em Portugal esta semana e anunciado pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Os cálculos do Negócios têm por base contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas (ainda que a evolução costume ser semelhante), sendo que os dados disponíveis para o Negócios só estão disponíveis até quinta-feira (faltando um dia de negociação).

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.