Pode entregar a sua declaração de IRS já este domingo

Alexandra Pedro 29 de março de 2018

Prazo para declarar os seus rendimentos de 2017 termina a 31 de Maio. Apesar de já conseguir simular e entregar a sua declaração, o Ministério das Finanças recomenda que só o faça a partir de dia 1.

As declarações de IRS podem começar a ser entregues já a partir do próxima dia 1 de Abril, domingo de Páscoa. O prazo para declarar os seus rendimentos, relativos ao ano de 2017, no Portal das Finanças termina a 31 de Maio. Apesar de o Portal das Finanças já permitir que possa simular e entregar a declaração de rendimentos, segundo o ECO, o Ministério das Finanças recomenda que sejam entregues só a partir de domingo. 

Este ano já não é possível entregar o IRS em papel para os trabalhadores dependentes, pensionistas e contribuintes com rendimentos tributados por taxas liberatórias.

Os contribuintes com filhos que tenham recebido somente rendimentos de trabalho dependente ou pensão vão ter disponível uma declaração de rendimentos automática no site oficial para o efeito. Na declaração automática, explica o Económico, o contribuinte deve apenas confirmar se a declaração provisória corresponde à situação tributária em todos os seus elementos: pessoais (nome, NIF, estado civil, dependentes, entre outros) e materiais (rendimentos, retenções na fonte, contribuições sociais, IBAN, entre outros).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Investigação
Opinião Ver mais