Sábado – Pense por si

O luxo está em crise?

09 de dezembro de 2015 às 18:53

Abriram menos lojas de luxo e as vendas do segmento de bens pessoais como jóias, perfumes e relógios caíram 2% a nível mundial. Em Portugal o volume de vendas cresceu e abriram 37 novas lojas nos últimos cinco anos, mas há falta de espaços

O que define o luxo? Alta qualidade, design notável e exclusividade. Mas o que é mais importante? O nome da marca ou a qualidade? Até aqui, a notoriedade da marca era uma das razões, se não mesmo a principal razão, para se comprar um objecto. Para os novos consumidores, o prestígio por si só já não é suficiente. O mais importante é a qualidade e durabilidade dos produtos que se adquirem. "Há uma atitude mais consciente e moderada", revela o estudo Luxury Goods Worldwide Market da Bain&Company. "Esta tendência conduziu as marcas a novas opções de design, nomeadamente deixando de incluir os logótipos nas suas criações, dando origem a um luxo mais discreto", acrescenta.

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