Sábado – Pense por si

Introdução da IA nos iPhones pode aumentar vendas da Apple, acreditam os especialistas

Novas funcionalidades foram apelidadas de Apple Intelligence e incluem a incorporação do ChatGTP no sistema dos telemóveis da marca.

Na conferência mundial de programadores, realizada na passada segunda-feira, 10 de junho, a Apple anunciou que irá introduzir um novo softwarecom IA [inteligência artificial] generativa nos iPhones.

Os especialistas acreditam que as novidades apresentadas podem vir a reverter o declínio na venda dos telemóveis da marca, que não têm uma grande mudança tecnológica desde o lançamento do iPhone 12, em 2020, com a tecnologia 5G. "O que vimos hoje foi mais atraente do que qualquer coisa que vimos desde então", disse o analista Gil Luria, da DA Davidson, citado pela Reuters.

REUTERS/Carlos Barria

De acordo com a agência noticiosa, no ano fiscal que terminou em setembro de 2023, as receitas da Apple com o iPhone foram de 200,6 mil milhões de dólares, contra 205,5 mil milhões no ano anterior. 

O novo modelo foi apelidado de Apple Intelligencee inclui funcionalidades como a edição de texto e a criação deemojispersonalizados. Além disso, através de uma parceria entre a Apple e aOpenAI, o ChatGPT também passa a estar disponível e pode ser utilizado com recurso à Siri, a assistente digital da marca.

A marca anunciou ainda que estas funcionalidades só ficam disponíveis a partir do iPhone 15 Pro ou Pro Max, o que também é apontado como um possível fator de aumento das vendas. "Estimamos que mais de 15% da base instalada da Apple irá atualizar para o iPhone 16, uma vez que aApple Intelligenceé a aplicação que muitos têm estado à espera", afirmou Dan Ives, analista da Wedbush Securities, citado pela Reuters. O novo telemóvel da marca deve ser lançado no próximo outono. 

Ainda assim, há analistas que são mais céticos em relação à nova vaga de vendas. "Os investidores querem claramente uma estratégia mais abrangente e ambiciosa da Apple no que diz respeito à IA", disse Tejas Dessai, da Global X. 

Elon Musk também reagiu ao anúncio da Apple, afirmando que irá banir os dispositivos da marca das suas empresa, caso a OpenAI seja integrada no sistema operativo dos dispositivos. "Trata-se de uma violação de segurança inaceitável", afirmou o dono da Tesla e do X.

Artigos Relacionados