Sábado – Pense por si

Inquilinos que não paguem renda podem ser despejados

SÁBADO
SÁBADO 30 de setembro de 2020 às 07:36

O Parlamento estendeu até 31 de dezembro a proteção aos arrendatários cujos contratos de arrendamento estejam a chegar ao fim, permitindo que se mantenham nas habitações. Mas quem se atrase a pagar a renda fica de fora e terá mesmo de largar a casa.

A falta de pagamento de um mês de renda será motivo suficiente para que o proprietário possa pôr fim a um contrato que esteja a terminar, não se aplicando, nesse caso, a proteção criada para os inquilinos na sequência da situação de pandemia que o país atravessa. Esta regra consta da lei aprovada pelo Parlamento na passada sexta-feira, a mesma que, por iniciativa do PCP e do Bloco de Esquerda, vem alargar a dita proteção até 31 de dezembro. Logo em março, recorde-se, ficaram suspensas, por lei, as denúncias dos contratos de arrendamento habitacional e não habitacional, bem como a respetiva caducidade, salvo se o arrendatário não se opuser a essa cessação.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.