Sábado – Pense por si

Informação do plano de Domingues não chegou para Bruxelas

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 27 de outubro de 2016 às 08:16

A Direcção-Geral da Concorrência pediu mais informação sobre a Caixa para avaliar fiabilidade de um plano de recapitalização feito só com informação pública. Elementos enviados levantam dúvida sobre o tipo de dados a que António Domingues teve acesso antes de tomar posse

A Direcção-Geral da Concorrência (DG Comp) pediu informação financeira adicional sobre a Caixa Geral de Depósitos durante a avaliação e negociação sobre o plano de recapitalização do banco público. A SÁBADO sabe que a motivação de Bruxelas – que sabia que o plano havia sido desenhado pelo presidente indigitado, António Domingues, apenas com base em informação pública – foi garantir que não estava a olhar para uma projecção "ficcionada" e ter uma melhor percepção sobre a fiabilidade de um documento em que Portugal pedia uma injecção de capital público na Caixa superior a três mil milhões de euros. O fornecimento desta informação não publicada e a partilha com António Domingues levanta dúvidas sobre o tipo de dados a que o actual presidente da Caixa teve acesso antes de tomar posse no banco público.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.