Sábado – Pense por si

Gigante dos frutos vermelhos aposta em Portugal

Maria Espírito Santo 16 de setembro de 2017 às 07:00

A água pura e o clima ameno do Sudoeste Alentejano cativaram a maior produtora mundial de frutos vermelhos, que há 10 anos assentou plantações em Portugal. O negócio continua a crescer: prevêem facturar 49,5 milhões em 2021

Sete hectares de framboesa e 30 de morango. Tudo começou em ponto pequeno, em 2006. Nessa altura havia pouca mão-de-obra e o meio era pequeno, a concorrência praticamente não existia: havia alguém que alugava tractores, outra pessoa que se especializava na irrigação, pouco mais. "No início foi tudo difícil: era outra cultura, outra língua, outras leis", explica Eduardo Lopez, o americano, descendente de mexicanos, que foi destacado para liderar a propriedade da Zambujeira do Mar. Mudou-se da Califórnia para a pequena localidade portuguesa: a estadia, que era suposto durar dois anos, prolongou-se por 11. Pelo meio, a Maravilha Farms passou de 810 toneladas de produção (no ano de arranque, em 2007) a 2.750 toneladas de framboesas, mirtilos e amoras colhidos em 2016.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.