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Fredrika Inger, IKEA: "Já visitei casas de famílias em muitos países. Adoro"

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 16 de setembro de 2025 às 23:00

Os sofás nos Estados Unidos são maiores, os colchões na Ásia mais duros, as cozinhas variam e a gama para animais está a crescer. A chefe global de produto da multinacional sueca explica como estuda a vida doméstica dos clientes - e como o desenho de cada produto começa pelo preço.

Caminhamos pelos corredores labirínticos da loja do IKEA, em Matosinhos, até chegar a uma cozinha colorida e a Fredrika Inger, a chefe global de desenvolvimento de produto da multinacional sueca. O cargo significa que tem a responsabilidade sobre o desenho de mais de 20 mil produtos com nomes suecos impronunciáveis (e idênticos em todos os países, explica) e uma presença quase ubíqua em casas por todo o mundo. Desenhar, no IKEA, é mais do que tratar da forma do produto - o processo começa no preço desejado e desenrola-se a partir daí. A empresa que acompanha e molda tendências estuda as correntes culturais e os estilos da vida doméstica nos mais de 60 países em que tem lojas - e quem desenvolve produtos vai com frequência a casa das pessoas.   

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