Sábado – Pense por si

Financiamento não é o maior obstáculo à expansão externa das PME

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 12 de janeiro de 2017 às 08:00

Inquérito sugere que estratégias de internacionalização de pequenas e médias empresas consomem poucos recursos. Maior desafio é encontrar clientes

As limitações ao acesso a financiamento e a situação frágil da banca têm sido apontados por vários economistas e responsáveis políticos como um dos principais entraves ao crescimento das empresas e da economia portuguesa. Mas, numa economia com um mercado doméstico pequeno e saturado e dominada por micronegócios e pequenas e médias empresas (PME), um inquérito recente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) vem revelar uma situação com mais tonalidades: a maioria das PME recorre a modelos de internacionalização "low cost" e admite que a captação de clientes é um desafio muito superior ao do financiamento da expansão além-fronteiras.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.