Sábado – Pense por si

Défice do SNS baixou para 621 milhões de euros

SÁBADO
SÁBADO 24 de janeiro de 2020 às 08:10

A melhoria, de 112 milhões de euros, ficou ainda assim bastante aquém do que esta previsto no Orçamento do Estado para 2019. Gastos com pessoal explicam maior fatia da subida da despesa.

O défice do Serviço Nacional de Saúde (SNS) baixou em 2019 para 621 milhões de euros, revelam dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde ao Negócios. Ainda assim, com a despesa com pessoal a disparar 7,3%, a melhoria no saldo ficou aquém do que tinha sido planeado no Orçamento do Estado. Segundo os dados apurados pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), a despesa total do SNS aumentou 4,8%, atingindo os 10.680,1 milhões de euros. A receita, por seu turno, foi reforçada em 6,3% face à execução do ano anterior, maioritariamente através de mais transferências da administração central.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

O paradoxo FET

Importa recordar que os impostos são essenciais ao funcionamento do Estado e à prossecução do interesse público, constituindo o pilar do financiamento dos serviços públicos, da justiça social e da coesão nacional.