Sábado – Pense por si

Crédito malparado das famílias diminui ligeiramente em Julho

O rácio do crédito vencido concedido às famílias diminuiu 0,1 pontos percentuais, sendo que o malparado das empresas se manteve face ao ano passado

O rácio do crédito vencido concedido às famílias diminuiu 0,1 pontos percentuais em Julho, sendo que o malparado das empresas se manteve face ao ano passado, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

Em Julho, os empréstimos concedidos a particulares (famílias e instituições sem fins lucrativos de apoio às famílias) totalizaram 125.860 milhões de euros, menos 0,8% do que os 127.818 milhões de euros emprestados no mesmo mês do ano passado. Em relação ao mês anterior, os empréstimos concedidos diminuíram 92 milhões de euros.

Já o rácio de crédito vencido das famílias situou-se em 4,5% em Julho, diminuindo 0,1 pontos percentuais em relação ao mês anterior, enquanto a percentagem de devedores com crédito vencido manteve-se nos 12,8%.

Às empresas foram emprestados 75.098 milhões de euros, menos 3,6% do que os 80.453 milhões de euros concedidos pela banca às sociedades não financeiras em Julho de 2016.

Também em relação ao mês anterior, houve uma diminuição dos créditos concedidos: em Junho, o total emprestado foi de 75.204 milhões de euros.

O rácio de crédito vencido dos empréstimos às empresas manteve-se nos 14,9% e a percentagem de devedores do sector das famílias com crédito vencido aumentou 0,1 pontos percentuais em relação a Janeiro, fixando-se 26,5%.