Sábado – Pense por si

Coronavírus: FMI prevê "pior recessão desde a Grande Depressão"

Jornal de Negócios 14 de abril de 2020 às 13:39

A pandemia do novo coronavírus vai traduzir-se, em termos económicos, numa contração de 3% da economia global em 2020, projeta o FMI. O Fundo estima ainda que o conjunto da Zona Euro contraia 7,5% neste ano. Às contrações da Alemanha (-7%), França (-7,2%) e Estados Unidos (-5,9%), a China vai responder com um crescimento de 1,2%, bem abaixo da expansão de 6,1% conseguida em 2019.

Já se sabia que seria grande a "pancada" da pandemia do novo coronavírus para a economia mundial. Agora o Fundo Monetário Internacional (FMI) vem estimar, no World Economic Outlook, publicado esta terça-feira, a dimensão desse impacto numa contração da economia global de 3% em 2020, seguida de uma recuperação parcial assente numa expansão de 5,8% no ano seguinte.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.