Sábado – Pense por si

Coronavírus: FMI prevê "pior recessão desde a Grande Depressão"

Jornal de Negócios 14 de abril de 2020 às 13:39

A pandemia do novo coronavírus vai traduzir-se, em termos económicos, numa contração de 3% da economia global em 2020, projeta o FMI. O Fundo estima ainda que o conjunto da Zona Euro contraia 7,5% neste ano. Às contrações da Alemanha (-7%), França (-7,2%) e Estados Unidos (-5,9%), a China vai responder com um crescimento de 1,2%, bem abaixo da expansão de 6,1% conseguida em 2019.

Já se sabia que seria grande a "pancada" da pandemia do novo coronavírus para a economia mundial. Agora o Fundo Monetário Internacional (FMI) vem estimar, no World Economic Outlook, publicado esta terça-feira, a dimensão desse impacto numa contração da economia global de 3% em 2020, seguida de uma recuperação parcial assente numa expansão de 5,8% no ano seguinte.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.