Sábado – Pense por si

Como as empresas o convencem a comprar

Rita Grosso 03 de fevereiro de 2018 às 19:00

Ataques de emails, descontos quase instantâneos e vouchers personalizados. O que fazem as marcas para o levar a gastar dinheiro online.

Às 11h27 fizemos um registo no eDreams, um site para reservar voos e hotéis. Em poucos segundos, depois de uma pesquisa por uma viagem para Londres, aparece-nos rapidamente um preço que é "a melhor escolha!", anuncia a empresa. Sem concluirmos a reserva, fechamos a página. São 11h31 e as publicidades começam a aparecer numa coluna do lado direito de qualquer site que seja aberto, com vários voos e respectivos preços. São 11h32 e recebemos um email: "Conclui a tua reserva", e, logo abaixo: "Mantemos reservado o seu voo. Não o perca!", apela o eDreams. Não é o único a tentar garantir que conclui a sua compra e que o incentiva a fazer outras. Durante uma viagem de 15 dias por Itália, Isabel recebeu 24 emails do site de reservas Booking – "Os preços em Verona baixaram mais uma vez. Agarre-os e poupe ainda mais!"; "Pienza está reservado, onde vai a seguir?" – alguns em triplicado.

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