Sábado – Pense por si

Cimeira do euro retomada após encontro entre Tsipras, Merkel e Hollande

12 de julho de 2015 às 19:42
As mais lidas

Os trabalhos da cimeira da zona euro, que decorre hoje em Bruxelas, foram retomados, após uma interrupção de cerca de duas horas

Os trabalhos da cimeira de líderes da zona euro, que decorre hoje em Bruxelas, foram retomados, após uma interrupção de cerca de duas horas, para um encontro entre o primeiro-ministro grego, a chanceler alemã e o presidente francês, indicaram fontes europeias.

À entrada para a cimeira, a Alemanha deixou claro que não quer um "acordo a qualquer preço".

Na reunião, além de Alexis Tsipras, Angela Merkel e François Hollande, três dos principais actores das negociações em torno do pedido de um terceiro "resgate" à Grécia, participaram também o ministro grego das Finanças, Euclides Tsakalotos, e o presidente do Conselho Europeu e das cimeiras do euro, Donald Tusk.

Os chefes de Estado e de Governo da zona euro iniciaram, pouco depois das 16h locais, uma cimeira considerada decisiva sobre o futuro da Grécia na zona euro, após um encontro ao nível de ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), que acordaram hoje um documento a ser apreciado pelos líderes europeus no qual defendem que o pacote de reformas proposto por Atenas é insuficiente e mais medidas devem ser aprovadas e implementadas no imediato.

Portugal está representado na cimeira pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.