Sábado – Pense por si

Cavalos lusitanos que valem milhões

Paulo Vila 27 de agosto de 2023 às 10:00

São admirados como jóias, valem fortunas e têm um séquito de cuidadores, chegando a ser homenageados por monarcas. Portugal tem no Puro-Sangue Lusitano uma das raças mais apreciadas do mundo.

O desporto equestre já rende 25 milhões de euros por ano em Portugal, de acordo com um estudo da EY-Parthenon, mas é na criação e venda de equinos que o sector atinge cifras impressionantes. “Nos últimos anos, negócios acima de 1 milhão de euros por cavalos lusitanos foram vários”, diz àSÁBADODiogo Lima Mayer Jr., da Coudelaria do Monte Velho, em Santana do Campo, Arraiolos. Apesar da “falta de visão e estratégia” por parte do governo, o criador lembra que “o cavalo Lusitano é um produto de excelência de Portugal” e que esta “é uma indústria que tem imenso para crescer”. Há “clientes do mundo inteiro” interessados em comprar o cavalo Lusitano e ainda “há menos de um mês foi vendido um para a China por 1,2 milhões de euros”, conta Lima Mayer.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.