Sábado – Pense por si

Abacate: o fruto da moda está sob videovigilância

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 21 de dezembro de 2020 às 07:00

Produtores do Algarve cansados dos roubos do novo "ouro verde" instalam sistemas de câmaras nos pomares. GNR já deteve mais de 20 pessoas este ano.

José Pedro Machado cansou-se de ver a fruta da sua propriedade de 35 hectares ser roubada e instalou um sistema de videovigilância. Quando os larápios lhe entram pela plantação de abacate com simples sacas de plástico para roubar a fruta, o agricultor de Faro recebe os alertas do sistema de câmaras e, conta, vai à cena do crime. Os alertas podem surgir durante o dia ou à noite e José Pedro, 54 anos, não se aventura sozinho. "Levo dois ou três empregados comigo e às vezes outros produtores aqui da região", conta. Já conseguiu parar mais do que um roubo, um deles com 300 quilos de fruta já apanhada, no chão. "Dessa que consigo recuperar uma parte já está estragada porque foi apanhada antes do tempo", queixa-se.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.