Sábado – Pense por si

Segurança Social faz cortes ilegais a trabalhadores que passaram por lay-off

SÁBADO
SÁBADO 18 de novembro de 2020 às 09:50

A Segurança Social tinha garantido que os cortes salariais do lay-off não iriam penalizar a carreira contributiva, mas há queixas de salários mal registados e subsídios mal calculados. Agora justifica o problema, promete resolvê-lo e recalcular subsídios, com retroativos.

A Segurança Social tinha prometido em abril que não iria penalizar as pessoas que estiveram em lay-off na sua carreira contributiva, que interfere no cálculo de eventuais futuros subsídios de desemprego, doença ou parentalidade. No entanto, queixas que chegaram ao Negócios e à provedora de Justiça mostram que neste momento isso não está a acontecer. Questionado, o Instituto da Segurança Social (ISS) garantiu que vai corrigir os registos e pagar retroativos às pessoas que tenham sido penalizadas no cálculo dos apoios sociais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.