Secções
Entrar

Será o fim do TikTok em Portugal?

Luana Augusto 25 de abril de 2024 às 10:42

Nos EUA o Senado já deu "luz verde" a um projeto de lei para banir o TikTok, e em alguns países da Europa a rede social encontra-se também em vias de extinção. Estará Portugal entre os países que podem ficar sem acesso?

Volvidos quatro anos desde que Donald Trump sugeriu o banimento do TikTok nos Estados Unidos, a saga continua.

REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo

Depois de no sábado, 20 de abril, a Câmara dos Representantes dos EUA ter aprovado um projeto de lei que pretende remover a rede social do país, esta quarta-feira foi a vez do documento obter "luz verde" por parte do Senado. 

Nos Estados Unidos a ideia de proibir a rede social das lojas de aplicações como a App Store ou a Play Store está cada vez mais perto de ser posta em prática, e em breve irá começar a entrar em contagem decrescente, caso a controladora da plataforma ByteDance não encontre um comprador de confiança dos norte-americanos, mas na Europa a ideia também não fica para trás.

Devido à possível dependência que a plataforma pode causar, assim como problemas na saúde mental, a Comissão Europeia decidiu fazer um ultimato e abrir uma investigação...mas à nova versão da rede social: o TikTok Lite.

"A menos que o TikTok forneça provas convincentes da sua segurança (...), estamos prontos para ativar (...), medidas incluindo a suspensão das funções do TikTok Lite, que suspeitamos poder gerar vício", disse o comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, citado pelas agências de notícias.

A plataforma tem assim até 26 de abril para apresentar uma resposta à Comissão Europeia - o que já disse que o iria fazer -, mas ainda assim o organismo europeu garante que caso venha a suspender a funcionalidade da rede social chinesa, que essa suspensão pode acontecer já esta quinta-feira, 25. Caso esta medida entre em vigor, serão afetados apenas dois países europeus, entre os quais não se encontra Portugal.

Tratam-se então de Espanha e França, onde a nova versão da aplicação foi lançada a março deste ano para maiores de 18. Aqui, segundo relata o jornal francês Le Monde, os utilizadores podem ganhar 1 euro por dia, caso permaneçam na plataforma no mínimo 1 hora.

Quer seja devido à investigação da Comissão Europeia ou não, a verdade é que a plataforma já admitiu que não planeia lançar a nova versão em outros países europeus.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela