Secções
Entrar

"Rei dos frangos" quer nomear um administrador para SAD do Benfica

Jornal de Negócios 20 de janeiro de 2022 às 19:11

José António dos Santos, empresário conhecido como o "rei dos frangos", pretende nomear um administrador para a SAD do clube da Luz visto deter 16,38% do capital da sociedade anónima.

O empresário José António dos Santos, líder do grupo Valouro e conhecido como "rei dos frangos", pretende nomear um administrador para a SAD do Benfica.

Em comunicado enviado esta quinta-feira à CMVM, a SAD "encarnada" explica que a assembleia-geral extraordinária de 6 de janeiro foi suspensa por José António dos Santos, detentor de 16,38% do capital e direitos de voto na SAD, ter indicado que iria votar contra a proposta de composição do conselho de administração proposto.

O representante do empresário, António Pires de Andrade, que já foi presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, foi, aliás, o nome proposto pelo acionista minoritário para integrar a administração da SAD.

No comunicado, a SAD refere que a proposta - a que o acionista minoritário tem direito por deter mais de 10% do capital - levaria à substituição do último nome que constava na lista apresentada pela administração. No entanto, isso iria colidir com a obrigatoriedade de a administração contar com pelo menos um terço de mulheres.

Assim, a assembleia-geral que será retomada a 24 de janeiro irá tentar encontrar uma solução que permita cumprir os dois preceitos previstos no enquadramento legal.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela