Secções
Entrar

Quem ganha entre 800 e 900 euros pode ter de pagar IRS para o ano

SÁBADO 11 de julho de 2023 às 08:28

Novas tabelas de retenção na fonte dão mais dinheiro ao fim do mês, mas podem penalizar contribuintes na hora de acertar o IRS.

Entraram em vigor este mêsas novas tabelas de IRSque passam a dar mais ganhos líquidos mensais a trabalhadores por conta de outrem e pensionistas, mas esses ganhos podem ser perdidos quando se fizer a liquidação do imposto em 2024. Segundo as simulações feitas pela consultora Ilya para oDinheiro Vivo, quem ganha entre 800 e 900 euros brutos mensais pode mesmo vir a ter de pagar IRS no próximo ano.

Um dos exemplos dados é o de dois trabalhadores casados, com um filho maior de seis anos, que declaram, cada um, um salário bruto de 800 euros. Ora descontavam em sede de IRS, 28 euros, e vão deixar de reter na fonte, o que dá mais 56 euros mensais. Mas, no próximo ano, este casal, em vez de receber 328,16 euros, vai ter de pagar 119,84 euros.

O objetivo das novas tabelas é aproximar o valor do imposto adiantado ao Estado àquele que deve ser efetivamente pago. Logo, os especialistas aconselham as famílias a fazerem uma poupança com os ganhos mensais para evitar a surpresa de receber um menor reembolso de IRS ou ter mesmo de pagar algum acerto ao Estado.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela