Secções
Entrar

Programa LIFE financia sete projetos portugueses amigos do ambiente

Débora Calheiros Lourenço 15 de novembro de 2023 às 19:45

Portugal vai receber 396 milhões de euros para implementar projetos em áreas como natureza e biodiversidade, ambiente e eficiência de recursos, adaptação às alterações climáticas e transição para energias limpas.

Conservação da ria de Aveiro, melhoramento do tratamento de águas, ações de arrefecimento do ar, adequar a paisagem para evitar incêndios florestais, discussão do investimento nas energias renováveis, inovação energética das infraestruturas das concessionárias de água ou consultoria para a renovação residencial são alguns dos projetos portugueses que oprograma europeu LIFEvai financiar.

Luca Bravo/Unsplash

O programa LIFE para o ambiente e a ação climática é financiado pela Comissão Europeia e escolheu 171 novos projetos em toda a Europa somando um investimento total superior a 722 milhões de euros. Portugal vai receber 396 milhões.

Além dos sete projetos realizados em território nacional, Portugal vai também participar em outros cinco localizados em Espanha, Grécia, Itália, Roménia e Suécia.

Dentro da categoria natureza e biodiversidade o projeto SeagrassRIAwild pretende reverter o atual estado da Zostera marina, uma das ervas marinhas sob ameaça em Portugal, através de programas de reestruturação em grande escala nos prados existentes.

No que toca ao ambiente e eficiência na utilização de recursos o LIFE Fitting foi selecionado por ser um programa destinado ao tratamento de águas residuais seguro e eficiente que pretende melhorar a qualidade da água no fim do processo de tratamento.

Relativamente à adaptação às alterações climáticas a COOLIFEALMADA vai desenvolver um projeto para enfrentar as ondas de calor através do arrefecimento do ar, até 3 graus Celsius com a criação de um corredor verde urbano. Já o LIFE Resland, localizado no Parque Natural de Sintra-Cascais, vai reformular a paisagem para diminuir o impacto das alterações climáticas, prevenir a erosão dos solos e a diversificação dos ecossistemas.

É dentro da categoria da transição para as energias limpas que mais projetos portugueses conseguiram financiamento a RAISE-PT vai promover o debate e mesas redondas de discussão propício a investimentos em energia nos setores industriais, a WENexus pretende financiar investigação para aumentar a inovação energética nas infraestruturas das concessionárias de água e, por fim, a HORIS vai fornecer a plataforma Menu Verde para que esta se torne um balcão de serviços integrados para apoiar as decisões de renovação residencial levadas a cabo por proprietários.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela