Programa LIFE financia sete projetos portugueses amigos do ambiente
Portugal vai receber 396 milhões de euros para implementar projetos em áreas como natureza e biodiversidade, ambiente e eficiência de recursos, adaptação às alterações climáticas e transição para energias limpas.
Conservação da ria de Aveiro, melhoramento do tratamento de águas, ações de arrefecimento do ar, adequar a paisagem para evitar incêndios florestais, discussão do investimento nas energias renováveis, inovação energética das infraestruturas das concessionárias de água ou consultoria para a renovação residencial são alguns dos projetos portugueses que oprograma europeu LIFEvai financiar.
O programa LIFE para o ambiente e a ação climática é financiado pela Comissão Europeia e escolheu 171 novos projetos em toda a Europa somando um investimento total superior a 722 milhões de euros. Portugal vai receber 396 milhões.
Além dos sete projetos realizados em território nacional, Portugal vai também participar em outros cinco localizados em Espanha, Grécia, Itália, Roménia e Suécia.
Dentro da categoria natureza e biodiversidade o projeto SeagrassRIAwild pretende reverter o atual estado da Zostera marina, uma das ervas marinhas sob ameaça em Portugal, através de programas de reestruturação em grande escala nos prados existentes.
No que toca ao ambiente e eficiência na utilização de recursos o LIFE Fitting foi selecionado por ser um programa destinado ao tratamento de águas residuais seguro e eficiente que pretende melhorar a qualidade da água no fim do processo de tratamento.
Relativamente à adaptação às alterações climáticas a COOLIFEALMADA vai desenvolver um projeto para enfrentar as ondas de calor através do arrefecimento do ar, até 3 graus Celsius com a criação de um corredor verde urbano. Já o LIFE Resland, localizado no Parque Natural de Sintra-Cascais, vai reformular a paisagem para diminuir o impacto das alterações climáticas, prevenir a erosão dos solos e a diversificação dos ecossistemas.
É dentro da categoria da transição para as energias limpas que mais projetos portugueses conseguiram financiamento a RAISE-PT vai promover o debate e mesas redondas de discussão propício a investimentos em energia nos setores industriais, a WENexus pretende financiar investigação para aumentar a inovação energética nas infraestruturas das concessionárias de água e, por fim, a HORIS vai fornecer a plataforma Menu Verde para que esta se torne um balcão de serviços integrados para apoiar as decisões de renovação residencial levadas a cabo por proprietários.
Edições do Dia
Boas leituras!