Secções
Entrar

Presidente dos Estados Unidos diz já saber quem vai liderar Reserva Federal

Lusa 01 de dezembro de 2025 às 08:24

Trump tem sido muito crítico de Jerome Powell, por não baixar a taxa de juro de referência tanto quanto queria.

O líder dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que já decidiu quem vai substituir o atual presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, cujo mandato termina em maio e a quem o Presidente tem criticado repetidamente.
Jerome Powell
No domingo, Trump confirmou a bordo do avião presidencial, durante o regresso a Washington vindo da Florida, que já tem um nome em mente. "Sei quem vou escolher, sim", disse o Presidente, recusando-se a negar quando um repórter perguntou se seria Kevin Hassett, o principal conselheiro económico da Casa Branca. Trump disse que anunciará o substituto de Powell "em breve". O mandato de Powell termina em maio de 2026, depois de ter sido nomeado para dirigir o banco central pelo próprio Trump em 2018 e reconduzido no cargo pelo Presidente democrata Joe Biden. O Comité Federal de Mercado Aberto da Reserva Federal está a preparar a última reunião do ano, a 09 de dezembro. Em outubro, Powell disse ser pouco provável outro corte da taxa de juros, face à falta de consenso dentro da Fed, receios de uma retoma da inflação elevada e falta de novos dados, devido à paralisação governamental de 40 dias que terminou a 12 de novembro. Em 19 de novembro, Donald Trump disse, pela segunda vez em dois dias, que gostaria de nomear o secretário do Departamento do Tesouro, Scott Bessent, para a presidência do banco central dos Estados Unidos, conhecido como Fed. Mas Bessent continua a dizer que não quer o cargo, acrescentou Trump, durante um fórum económico saudita-norte-americano. "Estamos a pensar nele para a Fed, mas ele não quer. Gosta de ser secretário do Tesouro", disse Trump. Dois dos cinco candidatos que o próprio Bessent nomeou são atuais dirigentes da Fed, a saber, o governador Christopher Waller e a governadora Michelle Bowman. Os outros são Kevin Hassett, um assessor económico de Trump, Kevin Warsh, um antigo governador da Fed, e Rick Rieder, um dirigente da gestora de investimentos BlackRock. Bessent afirmou que em meados de dezembro "o Presidente vai reunir com os três candidatos finais e esperamos ter uma decisão antes do Natal". Trump tem sido muito crítico de Jerome Powell, por não baixar a taxa de juro de referência tanto quanto queria. A escolha de Trump para o seu substituto vai pressionar para uma rápida baixa de taxa de juro e provavelmente vai introduzir mudanças no funcionamento da Fed. No início do ano, Bessent fez críticas alargadas aos esforços da Fed para proteger a economia durante a recessão de 2008-2009 e a pandemia.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela