Secções
Entrar

Preços dos alimentos subiu em média 4,3% em 2025

Lusa 09 de janeiro de 2026 às 17:07

Ainda assim, o índice de preços dos alimentos da FAO situou-se em 124,3 pontos em dezembro, menos 2,3% do que o registado no mesmo período do ano anterior.

Os preços globais dos alimentos registaram uma subida média de 4,3% em 2025, anunciou esta sexta-feira a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
compras consumo supermercado comida alimentos fruta legumes
Ainda assim, o índice de preços dos alimentos da FAO, que mede a evolução mensal de um cabaz de produtos comercializados internacionalmente, situou-se em 124,3 pontos em dezembro, menos 2,3% do que o registado no mesmo período do ano anterior. Em 2025, este indicador atingiu uma média de 127,2 pontos, com o impulso dos preços dos óleos vegetais e produtos lácteos. Embora tenha terminado o ano com a sua terceira queda anual consecutiva, o valor dos grãos recuperou em dezembro devido às preocupações ligadas à exportação de trigo na região do Mar Negro, à forte procura de milho e ao aumento da produção de etanol no Brasil e Estados Unidos. Por sua vez, o preço da carne e dos laticínios terminou 2025 com aumentos devido à procura internacional. Já o açúcar subiu em dezembro, mas fechou o ano com uma descida de 17%, um mínimo de 2020, devido à oferta abundante nos mercados internacionais.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima