Secções
Entrar

Portugal ainda é o quarto pior país na taxa de vagas de emprego na UE

16 de setembro de 2019 às 10:49

Só Bulgária (0,9%), Espanha (também 0,9%) e Grécia (0,7%) ultrapassam Portugal no ranking dos piores.

A taxa de vagas deempregossubiu, no segundo trimestre, na zona euro e naUnião Europeia (UE), tendência também registada em Portugal, que ainda assim é o quarto país com percentagem mais baixa, foi hoje divulgado.

Dados hoje publicados pelo gabinete de estatísticas comunitário, o Eurostat, revelam que, no segundo trimestre deste ano, a taxa de vagas de emprego fixou-se em 2,3% na zona euro e também na UE.

Este valor representa uma subida de dois pontos percentuais face ao período homólogo do ano passado na zona euro e de um ponto percentual na UE.

Já na variação em cadeia, em comparação com o trimestre anterior, a taxa estabilizou no segundo trimestre, também tanto na zona euro como na UE.

Portugal também acompanhou a tendência de subida na variação homóloga, atingindo uma taxa de vagas de emprego de 1% no segundo trimestre deste ano, o que representa uma recuperação em um ponto percentual face ao mesmo período de 2018.

Já na variação em cadeia, estabilizou face ao primeiro trimestre deste ano.

Ainda assim, a taxa registada no segundo trimestre deste ano colocou Portugal como o quarto país da UE com menores percentagens, apenas ultrapassado pela Bulgária (0,9%), Espanha (também 0,9%) e Grécia (0,7%).

Em sentido inverso, as maiores taxas de vagas de emprego foram verificadas, no segundo trimestre deste ano, na República Checa (6,2%), Bélgica (3,4%) e Holanda (também 3,4%).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela