Secções
Entrar

Porto quer emitir 40 milhões de euros. Paga juro de 6,25%

Jornal de Negócios 16 de maio de 2023 às 21:59

A SAD dos "Dragões" oferece uma taxa de juro fixa bruta ao ano de 6,25%. Esta emissão é composta por duas operações: uma de subscrição e outra de troca de dívida.

A SAD do Futebol Clube do Porto vai avançar com uma emissão com um montante máximo de 40 milhões de euros, e com uma taxa de juro fixa bruta ao ano de 6,25%, o valor mais elevado para uma emissão da SAD portista desde 2014, segundo o prospeto da operação entregue pela sociedade anónima à CMVM.

A oferta - que é distribuída por oito milhões de títulos de valor unitário de cinco euros com maturidade de três anos - decorre de 22 de maio a 2 de junho, podendo a SAD dos "dragões" aumentar o montante da emissão até 31 de maio.

As  ordens de subscrição devem ser apresentadas para um montante mínimo de investimento de 2.500 euros, correspondente a 500 obrigações.

"O prospeto diz respeito à oferta pública e de admissão à negociação no mercado  regulamentado Euronext Lisbon, gerido pela Euronext Lisbon – Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados, S.A. (‘Euronext’) de até 8.000.000 de obrigações a emitir pela  Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, com o valor nominal unitário de cinco euros  e global inicial de até 40.000.000 euros", pode ler-se no documento entregue ao supervisor.

Após os custos associados à emissão, o clube poderá ter um encaixe líquido de cerca de 38 milhões de euros, que serão usados para reembolsar uma outra linha de obrigações semelhante que está prestes a atingir a maturidade.

Para atrair investidores, o Porto subiu o juro face a anteriores emissões. "A taxa de juro das Obrigações FC Porto SAD 2023-2026 é fixa e igual a 6,25% ao ano (taxa anual nominal bruta, sujeita ao regime fiscal em vigor)", explica o prospeto.

A primeira data de pagamento  ocorrerá a 7 de dezembro 2023 e a última é a data do reembolso, ou seja, 7 de dezembro de 2026.

O juro oferecido nesta emissão é um ponto percentual acima da linha de obrigações emitidas pela SAD portista no ano passado (5,25%).

Comparando com a emissão realizada pela Benfica SAD, que angariou 60 milhões de euros, os juros oferecidos são 0,5 pontos superiores. A diferença, contudo, é menor do que a verificada nas emissões das duas SAD no ano passado, quando o Benfica oferecia 4,6% e o Porto 5,25%.

Além da oferta de subscrição, a operação conta ainda com uma oferta paralela de troca da linha " Obrigações FC Porto SAD 2021-2023", com um juro de 4,75% pelas Obrigações "FC Porto SAD 2023-2026".

A oferta de troca tem como objeto até um total de 7.966.400 obrigações, com um valor unitário de 5 euros e com um montante global de até 39,8 milhões de euros.

O Porto esclarece que "não foi deliberada a atribuição de quaisquer direitos de preferência no âmbito da oferta de troca", e que "nem existe qualquer benefício adicional ou tranche específica para acionistas da FC Porto SAD que sejam também titulares de Obrigações ‘FC Porto SAD 2021-2023’".

(Notícia atualizada às 20h:41m). 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela