Secções
Entrar

PIB manteve ritmo de crescimento com subida de 0,7% no arranque do ano

30 de abril de 2024 às 10:13

Exportações voltaram a ter contributo para o crescimento e consumo privado também acelerou. Investimento caiu.


De acordo com a nota do INE, o crescimento em cadeia agora registado voltou a beneficiar do contributo da procura externa, algo que já não se verificava desde a primavera do ano passado. Segundo o INE, tal refletiu "a desaceleração das importações de bens e serviços mais acentuada que a das exportações de bens e serviços".


Contudo, o contributo da procura interna reduziu-se, indica o INE nesta primeira leitura ainda não detalhada. Apesar de o consumo das famílias ter crescido mais do que no trimestre final de 2023, acelerando, registou-se uma quebra no investimento face a esse período.

Já quando se compara a evolução da atividade destes primeiros três meses de 2024 com a que ocorreu em igual trimestre de um ano antes, o investimento ainda sobe. Nesta comparação, o contributo da procura interna para o crescimento é agora menor do que há um ano e o contributo da procura externa é nulo.

Os 0,7% de crescimento em cadeia nos meses de janeiro a março confirmam a previsão para este trimestre do Banco de Portugal (BdP), que espera uma subida média anual do PIB de 2% em 2024. Menos otimista está o Ministério das Finanças de Joaquim Sarmento, que apontou para apenas 1,5% de crescimento anual no Programa de Estabilidade - em políticas invariantes - entregue neste mês no Parlamento, assim como o Conselho das Finanças Públicas (1,6%).

Entre as instituições internacionais, o Fundo Monetário Internacional projetou neste mês 1,7% de crescimento. Comissão Europeia e Organização para a Cooperação Económica e Desenvolvimento esperam ainda 1,2% nas últimas previsões que publicaram, e que serão atualizadas nas próximas semanas.


Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela