Secções
Entrar

OE2020: BE deu o "sim" à proposta do PSD sobre IVA ainda Rio estava a apresentá-la

05 de fevereiro de 2020 às 13:31

Rui Rio que o partido substituirá as contrapartidas que propunha para descer o IVA da luz por um corte menor nos gabinetes ministeriais e um ajustamento no excedente orçamental de 0,25% para 0,20%.

O parlamento viveu esta quarta-feira um momento de reação rápida a uma proposta sobre o IVA, que estava a ser anunciada pelo PSD nos Passos Perdidos, e recebeu o "sim" do Bloco de Esquerda no hemiciclo.

Rui Rio, líder do PSD, estava ainda a apresentar aos jornalistas uma alteração na sua proposta e já o secretario de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, e a deputada do Bloco de Esquerda Maria Mortágua estavam a comentar o assunto no hemiciclo, durante o debate na especialidade do Orçamento do Estado de 2020 (OE2020).

Mariana Mortágua, independentemente de anunciar que ia analisar "em detalhe" as alterações para baixar o IVA da luz, admitiu desde logo viabilizá-las, porque elas "vão ao encontro da posição do Bloco de Esquerda".

"É um caminho à sua viabilização esta tarde", afirmou a parlamentar bloquista.  

O tom do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais foi diferente, fez um apelo "à responsabilidade" do PSD neste dossier e desafiou os sociais-democratas a "assumir que estão a aprovar uma redução de receita".

O presidente do PSD anunciou hoje que o partido substituirá as contrapartidas que propunha para descer o IVA da luz por um corte menor nos gabinetes ministeriais e um ajustamento no excedente orçamental de 0,25% para 0,20%.

Por outro lado, os sociais-democratas alteram a entrada em vigor da medida para 01 de outubro, e não em 01 de julho, como previa a proposta inicial.

Segundo as contas de Rui Rio, a descida do IVA da luz para consumo doméstico custará 31 milhões de euros por mês, perto de 94 milhões para o trimestre.

Tal seria compensado por um corte de 8,5 milhões de euros nos gabinetes ministeriais, repondo a despesa aos níveis de 2019, e por um ajustamento do excedente orçamental, que o líder do PSD diz estar nos 0,25%.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela