Secções
Entrar

Nobel da Economia para Ben Bernanke, Douglas Diamond e Philip Dybvig

Leonor Riso 10 de outubro de 2022 às 10:56

Vencedores foram premiados "pela investigação a bancos e crises financeiras".

O Nobel da Economia foi atribuído esta segunda-feira a Ben Bernanke, Douglas Diamond e Philip Dybvig "pela investigação a bancos e crises financeiras", anunciou a Academia Sueca.

Reuters

Ben Bernanke presidiu à Reserva Federal dos Estados Unidos entre 2006 e 2014. "Num artigo de 1983 mostrou com análises estatísticas, e fontes históricas, que as corridas aos bancos levam às falhas dos bancos e este foi o mecanismo que levou uma recessão relativamente comum a tornar-se na depressão económica dos anos 30, a crise mais dramática e grave que vimos na história moderna", afirmou John Hassler, membro do comité do prémio Nobel da Economia.

Douglas Diamond é professor da Faculdade de Gestão da Universidade Booth de Chicago e perito em crises financeiras. Philip Dybvig é professor na Universidade de Washington e autor de vários artigos. Estes dois laureados criaram o modelo  Diamond – Dybvig. 

"Os vencedores deram-nos uma base para o entendimento moderno de por que são precisos os bancos, por que são vulneráveis, e o que fazer quanto a isso", apontou John Hassler.

Os premiados vão receber 10 milhões de coroas suecas (€912.679).

O prémio já foi atribuído a Paul Krugman e Milton Friedman. A maioria dos vencedores é norte-americana e até agora, só duas mulheres o venceram: Elinor Ostrom em 2009 e Esther Duflo em 2019.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela