Secções
Entrar

Já pode pedir devolução das propinas - mas prepare-se para esperar uma hora pelo menos

Luana Augusto 23 de fevereiro de 2024 às 12:22

Já há jovens a desistir do processo. Enquanto uns se assustam com o tempo de espera, outros não conseguem preencher certos campos do formulário.

O "prémio salarial", que será atribuído pelo Governo aos jovens trabalhadores que tenham uma licenciatura ou mestrado, já pode ser pedidoatravés do Portal ePortugal. Contudo, o tempo de espera já ultrapassa uma hora.

Pedro Catarino/COFINA MEDIA

Por volta das 21h de quinta-feira ositejá contava com cerca de 8 mil pedidos e com um tempo de espera fixado nos 45 minutos. Esta sexta-feira, às 11h09, o número de pessoas a tentar ascendeu aos 19 mil e o tempo de espera a mais de uma hora, o que já está a fazer desistir alguns dos jovens.

"Abri e desisti logo. Mas que bom saber que está difícil para todos", escreveu uma utilizadora no TikTok ao responder a um vídeo que anunciava a disponibilização do formulário. "O meu no final deu inválido e acabei a licenciatura em 2022. Não entendo porque dá inválido", comentou uma outra utilizadora da rede social.

Em janeiro, o fiscalista Tiago Caiado Guerreiro previu àSÁBADOque o pedido para a devolução das propinas deveria ter várias burocracias, teoria que se verificou: "O formulário deverá ser algo cheio de burocracias, que não irá servir para nada e que só irá dificultar a vida das pessoas. O Estado português sabe se as pessoas saíram ou não do país. Sabem o número de contribuinte e quais as moradas. Só vai obrigar os jovens a darem informações que o Estado já tem, ou seja, no fundo vai ser, como se costuma dizer, uma mão cheia de nada", considerou. "A maior parte nem sequer vai preencher o formulário, porque sabe que vai ser feito para não funcionar. Vão fazer uma pessoa andar para trás e para a frente. Se fossem sérios o Estado entregava o dinheiro por iniciativa própria, através de transferência bancária."

ASÁBADOainda não teve acesso ao formulário. No entanto, sabe que o preenchimento da Chave Móvel é o que tem dado por enquanto mais dores de cabeça aos jovens. "Ainda por cima precisa da Chave Móvel Digital sendo que eu tenho título de residência. Que raivaaaa." "Estou a tentar pedir a Chave Móvel e também dá erro a fazer o pedido."

Quem proceder ao pedido, se o conseguir fazer, terá de o finalizar em apenas 10 minutos. Adevolução das propinas deverá ser requerida até ao final de maio de cada ano, tendo em conta o número de anos de licenciatura ou de mestrado.

Se ainda não sabe a quem é aplicável, saiba aqui quem poderá beneficar desta medida, qual o valor a receber equais os passos a seguir.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela