Secções
Entrar

Greve geral. Tripulantes da aviação decidem adesão em assembleia-geral de emergência

Lusa 19 de novembro de 2025 às 11:25

O SNPVAC pediu a marcação de uma assembleia de emergência considerando que as "alterações têm repercussões enormes no setor da aviação".

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) anunciou esta quarta-feira uma assembleia de emergência para decidir a adesão à greve geral de 11 de dezembro, acusando o Governo de chamar "reforma" ao "desmantelamento das garantias laborais".
TAP à venda: Governo define 11 critérios para escolha do comprador Armando Franca / AP
"O Governo não está a reformar o Código do Trabalho, está a testar o país. Está a testar quantas horas se podem prolongar, quantos direitos se podem revogar, quantas convenções coletivas podem caducar, quantas greves podem ser esvaziadas por decretos de serviços mínimos", defendeu o sindicato, em comunicado enviado aos associados, a que a Lusa teve acesso. O SNPVAC pediu, assim, ao presidente da Mesa da Assembleia Geral a marcação de uma assembleia de emergência, em data ainda a anunciar, considerando que "todas estas alterações têm repercussões enormes no setor da aviação". O sindicato rejeitou as declarações do primeiro-ministro, Luís Montenegro, que acusou as centrais sindicais CGTP e UGT e os sindicatos de "oportunismo político", por terem convocado uma greve geral conjunta. "O verdadeiro oportunismo é usar o poder político para colocar à prova a paciência e a dignidade de um país inteiro, enquanto se chama "reforma" ao desmantelamento das garantias laborais", vincou. Para o SNPVAC, as palavras de Luís Montenegro revelam "uma visão profundamente injusta e desrespeitosa sobre o papel do movimento sindical" e configuram um discurso "que tenta transformar os sindicatos em inimigos da economia". "Não há modernidade quando se legisla contra quem trabalha. E não há diálogo social quando o Governo responde à contestação com acusações de oportunismo", sublinhou a estrutura sindical, considerando que o anteprojeto do Governo de revisão laboral "é um retrocesso civilizacional sem precedentes e que nem sequer está alinhado com as economias que este Governo tem como referência". A CGTP e a UGT anunciaram uma greve geral para 11 de dezembro contra a proposta do Governo, naquela que será a primeira paralisação conjunta desde junho de 2013, quando Portugal estava sob intervenção da 'troika'.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela