Secções
Entrar

Governo quer criar 25 mil postos de trabalho qualificado

15 de fevereiro de 2018 às 16:29

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior também avançou com a meta de alargar ao máximo a qualificação "dos adultos que não tiveram oportunidade de ir ao ensino superior", convidando-os a frequentar formações para se qualificarem.

O Governo avançou esta quinta-feira uma meta de criar 25 mil postos de trabalho qualificados até 2030, bem como alargar a base de frequência do ensino superior, disse o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

1 de 5
Foto: D.R.
Foto: D.R.
Foto: D.R.
Foto: D.R.

"O objetivo é convergir para a Europa em 2030, o que significa estimular a criação de emprego qualificado. Assim, queremos criar 25.000 postos de trabalho no setor privado e alargar a base de penetração do ensino superior. Hoje quatro em cada 10 jovens de 20 anos participa no ensino superior. É bom e muito superior ao que tínhamos há 20 anos, mas não chega", disse o governante.

Manuel Heitor, que falava aos jornalistas na conferência de imprensa após a reunião de Conselho de Ministros, que decorreu no Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), em Matosinhos, distrito do Porto, sublinhou a ideia de que "Portugal tem de se posicionar na Europa no que diz respeito à qualificação dos recursos humanos".

"Até 2030, temos de garantir que seis em cada 10 jovens de 20 anos participam no ensino superior", apontou o ministro.

Além disso, Manuel Heitor também avançou com a meta de alargar ao máximo a qualificação "dos adultos que não tiveram oportunidade de ir ao ensino superior", convidando-os a frequentar formações para se qualificarem.

O ministro explicou que os 25.000 postos de trabalho terão uma base privada "forte", lembrando que, esta tarde, também no CEiiA, serão assinados protocolos com uma série de empresas.

Em causa, explicou o ministro, está "um conjunto de acordos onde as empresas se comprometem a duplicar o seu esforço no apoio e investimento".

"Portugal tem procurado, no último ano e meio, apostar no emprego qualificado. Estimular o emprego qualificado que se faz também atraindo e dando confiança aos atores privados", resumiu.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela