Secções
Entrar

Funcionários do Pingo Doce protestam contra "discriminação salarial"

25 de setembro de 2017 às 10:55

"O Pingo Doce faz dos baixos salários a política da empresa", alega sindicato


Trabalhadores do Pingo Doce concentram-se hoje em frente à loja de Espinho para denunciar a "discriminação salarial" que dizem vigorar no sector dos hipermercados e naquela cadeia em particular.

1 de 4

Agendada para as 11:30, a concentração é promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) e irá juntar dirigentes sindicais e trabalhadores do Pingo Doce, nomeadamente da loja de Espinho.

Em declarações à agência Lusa, a dirigente do CESP Cláudia Pereira explicou que em causa estão as "duas tabelas salariais diferentes" previstas no Contrato Colectivo de Trabalho da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED): "A tabela A, que se aplica a todos os trabalhadores dos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal, e a tabela B, que se aplica aos restantes trabalhadores do país".

"Por esta via, há trabalhadores (aos quais é aplicada a tabela B) a receberem menos 30 euros por mês no seu salário", afirma, sustentando tratar-se de uma "injustiça muito evidente nos trabalhadores de hipermercados".

Segundo o CESP, "ao contrário de outras empresas que já aplicam a tabela A em todo o país", o Pingo Doce "continua a aproveitar-se da tabela B para pagar menos aos trabalhadores, discriminando-os no que diz respeito aos salários".

"O Pingo Doce faz dos baixos salários a política da empresa", critica o sindicato, salientando que, possuindo a empresa lojas por todo o país, "para um trabalhador com a mesma categoria profissional há salários diferentes".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela