Secções
Entrar

FMI alerta: é preciso mais austeridade para evitar défice de 3%

30 de junho de 2016 às 12:21

O Fundo Monetário Internacional aponta a racionalização dos salários públicos e das pensões como um dos caminhos a seguir, considerando que Portugal vive um cenário de "riscos negativos

Más notícias para Portugal: o FMI considera que sem medidas adicionais o défice vai chegar aos 3,0%, alertando ainda para "riscos negativos". O Fundo Monetário Internacional aponta a racionalização dos salários públicos e das pensões como um dos caminhos a seguir.

 

"Tendo em conta estes riscos, provavelmente serão precisas mais medidas para apoiar a restrição da despesa para garantir que o objectivo orçamental deste ano, de 2,2% do PIB [Produto Interno Bruto], é alcançado. Na ausência de passos adicionais, o FMI projecta num défice próximo dos 3% do PIB", diz o comunicado de conclusão da quarta missão pós-programa e dos trabalhos ao abrigo do Artigo IV, tornado publicado esta quinta-feira.

 

A equipa de Subir Lall (na foto acima), que lidera a missão do Fundo em Portugal, entende que "é necessário um caminho credível de consolidação orçamental no médio prazo para colocar a dívida pública numa trajectória firme de queda", o que "vai exigir objectivos realistas que sejam apoiados por medidas concretas".

 

Sublinhando que o Governo de António Costa delineou "objectivos ambiciosos" para o médio prazo no Programa de Estabilidade para 2016 - 2020, o FMI disse no entanto que "falta especificidade" a estas medidas, "o que iria permitir uma avaliação da sua exequibilidade" e deixou uma recomendação.

 

Este objectivo de ajustamento estrutural primário deve ser suportado por "medidas permanentes de poupança, com enfoque na racionalização dos salários públicos e das pensões". Outro aspecto apontado pela instituição liderada por Christine Lagarde prende-se com a necessidade de "um sistema fiscal mais estável e previsível", que poderia "ajudar a promover a confiança e a encorajar o investimento privado".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela