Secções
Entrar

Finanças reúnem-se com sindicatos da função pública a exigirem aumentos

07 de dezembro de 2018 às 07:30

Ministro das Finanças Mário Centeno ainda não apresentou propostas de actualização dos salários.

Os sindicatos dafunção públicaforam chamados hoje aoMinistério das Finançaspara discutir a política de admissões no Estado, mas as estruturas vão aproveitar para exigir respostas sobre os aumentos salariais para 2019.

"Temos a expectativa de conhecer medidas e propostas que resolvam os problemas das pessoas, como a questão das carreiras e os aumentos salariais", disse à agência Lusa o dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP), José Abraão.

O sindicalista considerou que "não faz sentido" o Governo continuar sem apresentar uma proposta de actualização salarial para o próximo ano, quando o Orçamento do Estado para 2019 já foi aprovado no parlamento, há mais de uma semana, em 29 de Novembro.

Nas quatro reuniões entre as Finanças e as três estruturas sindicais que foram realizadas antes da votação do OE, até 12 de Outubro, o Governo não apresentou qualquer proposta.

"Se o assunto não for abordado pelo Governo durante a reunião de amanhã [hoje], sê-lo-á por nós com certeza", afirmou, por sua vez, a presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), Helena Rodrigues.

As estruturas sindicais -- FESAP, STE e Frente Comum - reivindicam aumentos entre 3% e 4% para o próximo ano, mas o Governo tem dito que a margem que existe no orçamento é de 50 milhões de euros.

Para a reunião de hoje as Finanças enviaram dois documentos aos sindicatos: um projecto de lei sobre o novo Sistema de Informação da Organização do Estado (SIOE) e um projecto de portaria sobre o procedimento concursal.

Com o projecto sobre o SIOE o Governo pretende "conhecer, com rigor, a verdadeira dimensão do Estado" com vista a "obter dados mais ricos, que potenciem e fundamentem a elaboração de análises estatísticas e de estudos técnicos" para a definição de políticas públicas, lê-se no documento.

Já a portaria estabelece as regras de admissões no Estado, prevendo a possibilidade de recrutamento centralizado que será realizado pelo INA - Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela