Secções
Entrar

Criptomoeda de Trump rendeu-lhe 50 mil milhões de dólares. Mas onde fica a ética?

Diogo Barreto 20 de janeiro de 2025 às 11:18

Uma criptomoeda lançada três dias antes de voltar à Casa Branca levanta perguntas sobre conflito de interesses do presidente norte-americano que prometeu o desenvolvimento dos criptoativos como uma "prioridade nacional".

Entre sexta-feira e domingo, Donald Trump ganhou 56 mil milhões de dólares. Como? Lançou a sua própria criptomoeda três dias antes de tomar posse como presidente dos Estados Unidos. Apesar de não ter um valor real como outras criptomoedas, o lançamento da $TRUMP fez com que Trump se tornasse dez vezes mais rico em menos de 48 horas. Especialistas avisam que a manipulação de mercados é um risco real e que a imagem da Casa Branca pode ficar comprometida.

REUTERS/Brendan Mcdermid/File Photo

O lançamento da criptomoeda $TRUMP foi uma surpresa para milhares de investidores mundo fora não só pela decisão, como pela forma como foi anunciada. Durante uma "Cripto Gala" (Crypto Ball) dedicada à indústria dos criptoativos em Washington, o presidente eleito Donald Trump foi um dos palestrantes convidados. A partir do palco, o multimilionário anunciou que tinha lançado a sua própria moeda, deixando o mundo dos cripto-investidores em êxtase. 

Cerca de 200 milhões de unidades da $TRUMP foram colocados no mercado desde sexta-feira. Os restantes 800 milhões de unidades deverão ser emitidos no prazo de três anos e serão inteiramente atribuídos a Donald Trump e aos seus parceiros neste projeto. No domingo pelas 22 horas (em Portugal continental), a moeda virtual valia cerca de 45 dólares (43,7 euros), elevando a sua capitalização para nove mil milhões de dólares (8,74 mil milhões de euros). A esse preço, os 800 milhões de unidades destinadas a Trump valerão 34 mil milhões de dólares (33 mil milhões de euros).

António Nogueira Leite, professor da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), explica à SÁBADO que o lançamento desta nova moeda tão perto da tomada de posse e por um presidente eleito pode ter um efeito de colar esta "moeda" à Casa Branca. "Do ponto de vista ético é completamente lamentável", refere o economista, sublinhando que já havia, anteriormente, muita confusão em torno do universo empresarial Trump e a Casa Branca. 

O valor atingido, apesar de surpreendente pela sua magnitude, não é de espantar. Como explica António Nogueira Leite, estas moedas são ativos unicamente associados à lei da procura e oferta, não estando ligadas a outros ativos "palpáveis". E tão rapidamente como sobem de valor, podem baixar a pique, como aconteceu com os NFT há uns anos e outras criptomoedas. 

Este tipo de moeda digital, também conhecido como "meme coin", não tem qualquer intenção de vir a ter utilidade económica ou transacional e é frequentemente identificada como um ativo puramente especulativo, como explica Nogueira Leite, ao contrário de moedas como a Bitcoin ou a Ethereum. É criada de forma a capitalizar com o entusiasmo resultante de uma figura pública associada (Elon Musk tem a sua própria meme coin, por exemplo) .

António Nogueira Leite destaca ainda o problema das possíveis acusações de manipulação de mercado. Trump tem vindo a defender como uma "prioridade nacional" o desenvolvimento da indústria dos criptoativos. Ou seja, ao tomar decisões sobre este mundo, Trump estará a legislar sobre um dos seus próprios ativos, podendo influenciar a legislação e o curso de ação para se favorecer a si próprio. "Há um grande risco de manipulação de mercado, sim, e as entidades reguladores podem vir a ser chamadas a intervir", sublinha o académico.

De acordo com as contas da Axios, neste momento, Donald Trump é uma das 25 pessoas mais ricas do mundo e tem uma fortuna de mais de 60 mil milhões de dólares (56,6 mil milhões vindas da $TRUMP, 4,6 mil milhões vindos de ações das suas empresas e 2,6 mil milhões de outros ativos). 

No domingo, a mulher de Trump, Melania, lançou também a sua moeda particular, a $MELANIA, que rapidamente atingiu a marca dos cinco mil milhões de dólares. Ao mesmo tempo, o valor da $TRUMP caiu em seis mil milhões de dólares, demonstrando a volatibilidade deste ativo.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela