Secções
Entrar

Covid-19: Atelier da artista Joana Vasconcelos fecha portas e entra em lay-off

11 de abril de 2020 às 20:51

Artista avança que tinha vários projetos em curso, nomeadamente seis exposições nos Estados Unidos, Índia e Dinamarca, e foram todos adiados.

O atelier da artista Joana Vasconcelos, em Lisboa, anunciou, este sábado, que encerrou portas, "pela primeira vez em 25 anos", devido à pandemia de covid-19, e abriu um processo de lay-off para cerca de 50 trabalhadores.

Num comunicado enviado à agência Lusa, o atelier salienta que "a crise mundial inédita" que ameaça a economia e a saúde pública, "fez-se sentir de imediato na comunidade artística".

Seguindo as recomendações institucionais, a equipa do Atelier Joana Vasconcelos passou inicialmente a regime de teletrabalho, mas acabou por decidir avançar para o processo de ‘lay-off’ dos seus trabalhadores para "suprir os custos mensais, e como recurso temporário para assegurar todos os postos de trabalho, ajudando a manter uma equipa de mais de 50 pessoas a garantir a sua subsistência e a das suas famílias".

"Pela primeira vez em 25 anos, conhecemos a tristeza de fechar as portas sem saber quando voltaríamos a abri-las", indica ainda o comunicado do atelier situado na Doca de Alcântara, em Lisboa.

Contactada pela agência Lusa, a artista disse que tinha vários projetos em curso, nomeadamente seis exposições nos Estados Unidos, Índia e Dinamarca, e foram todos adiados.

"Isto é uma desgraça. O setor cultural vive do contacto com o público e neste momento está tudo cancelado. O meio artístico vive uma situação muito difícil", avaliou.

Sobre os apoios públicos e privados disponibilizados para a cultura, a artista - cujo trabalho é apresentado sobretudo no estrageiro - considera que "toda a gente está a fazer o que pode, num espírito de solidariedade, que é o mais importante agora".

"A incerteza com o futuro é enorme, mas o que deve prevalecer nesta situação de crise é a tolerância e a compaixão", apelou a artista de 48 anos, que representou Portugal na Bienal de Arte de Veneza em 2013.

Joana Vasconcelos foi a primeira mulher artista a ser convidada a criar uma exposição para o Palácio de Versalhes, em Paris, em 2012.

Em 2010, apresentou a exposição antológica "Sem Rede" no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e o seu trabalho tem sido exposto em museus um pouco por todo o mundo.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 103 mil mortos e infetou mais de 1,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 470 mortos, mais 35 do que na sexta-feira (+8%), e 15.987 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 515 em relação a sexta-feira (+3,3%).

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela