
Ormuz, o estreito de que todos falam
O Irão ameaçou, o Irão recuou (mais uma vez). Ormuz, símbolo de tráfego marítimo de petróleo e gás, continua aberto. E os portugueses fazem parte da sua história.
O Irão ameaçou, o Irão recuou (mais uma vez). Ormuz, símbolo de tráfego marítimo de petróleo e gás, continua aberto. E os portugueses fazem parte da sua história.
Onde o PS falhou em dar respostas concretas, o Chega apareceu com frases feitas, culpados fáceis e soluções simples, ainda que perigosas e muitas vezes antidemocráticas.
O livro Esperança conta episódios da família e da infância do papa argentino que conviveu com prostitutas, esmurrou um colega de escola e ajudou na fuga de opositores durante a ditadura.
E, enquanto comemos cada vez pior, construímos um admirável mundo novo ao qual apenas alguns conseguem chegar. Paradigmático? Muito.
Há 60 anos o mundo temeu uma guerra nuclear. E o presidente Kennedy teve dois conselhos: a invasão de Cuba ou um mero bloqueio naval. Seguiu o segundo por temer uma escalada imparável, que o Ocidente não parece recear hoje.
Segundo as autoridades ucranianas, há pelo menos 17 barcos atracados no Mar Negro com quase 600 mil toneladas de carga. Turquia garante que a saída de outros navios está a ser igualmente planeada.
Sonhou ser da elite antiga que cedo o esnobou em Lisboa: estudou, trabalhou e (quase) conseguiu. Já rico no Portugal dos anos 90, subiu de patamar com o BPP, o banco com que caiu. Morreu enforcado numa cadeia sul-africana, a dias de fazer 70 anos. Os bens com que afirmara o seu estatuto servirão agora para pagar indemnizações.
"Foi uma grande lição democrática, uma fonte de inspiração para que trabalhe com todas as minhas capacidades para não falhar e não trair a confiança que o povo depositou em mim", afirmou Ramos-Horta.
Os preços das matérias-primas agrícolas, como trigo, milho ou óleo de girassol, subiram 12,6% em março, em termos mensais.
Empresa portuguesa desenvolve equipamento para purificação de ambientes fechados
O estudo liderado por uma investigadora da Universidade de Coimbra concluiu também que a desconexão social, que é marcada pela solidão e pelo medo da compaixão, potencia o stress pós-traumático.
Não há estimativa de resolução do problema, alerta a Associação Automóvel de Portugal. Crise mundial foi potenciada pela covid-19.
A cidade do Porto e o Estádio do Dragão vão, assim, acolher a terceira final de uma Liga dos Campeões em Portugal e a segunda consecutiva, já que há pouco menos de um ano, precisamente por causa da crise mundial de saúde pública, a UEFA optou por realizar uma 'final a oito' em Lisboa, nos estádios da Luz e José Alvalade.
No médio prazo, no espaço de três a cinco anos, acreditam que o mundo será ameaçado por riscos económicos e tecnológicos indiretos, que podem levar vários anos para se materializar, como estouro de "bolhas" de ativos, falhas com infraestruturas tecnológicas, instabilidade de preços e crises de dívida.
O Conselho Europeu chegou a acordo para a redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em 55% até 2030, em relação a 1990, forma de impedir o aquecimento global e as alterações climáticas. O Parlamento Europeu propõe uma redução de 60%.
Pelo menos 80 países viram a qualidade da sua democracia deteriorar-se devido à covid-19. Portugal é apontado como um bom exemplo no cuidado com as minorias,