Secções
Entrar

Bruxelas avisa que nova administração deve cumprir os acordos

28 de novembro de 2016 às 15:44

Comissário europeu para o Euro defendeu que a nova administração da CGD deverá dar seguimento ao acordo de princípio fechado em Agosto sobre a recapitalização do banco público. António Domingues e seis administradores demitiram-se domingo

O comissário europeu para o Euro, Valdis Dombrovskis, defendeu esta segunda-feira que a nova administração da CGD deverá dar seguimento ao acordo de princípio fechado em Agosto sobre a recapitalização do banco público. "O acordo de princípio sobre recapitalização já foi negociado em Agosto e a Comissão Europeia continuará a trabalhar com base nele", disse Dombrovskis, em conferência de imprensa, sublinhando ser "importante que as autoridades portuguesas e a nova gestão da Caixa Geral de Depósitos [CGD] continuem a cumprir o acordo".

António Domingues - e seis outros administradores - demitiu-se de presidente da CGD, após cinco semanas de polémica em torno da recusa da entrega da declaração de rendimentos. Depois da questão da entrega da declaração de rendimentos seguiu-se, na semana passada, uma nova controvérsia relacionada com a eventualidade de Domingues estar na posse de informação privilegiada sobre a Caixa quando participou, como convidado, em três reuniões com a Comissão Europeia para debater a recapitalização do banco.

Em 24 de Agosto, a Comissão Europeia chegou a um acordo de princípio com o Governo português para a recapitalização da CGD.

As autoridades portuguesas irão injectar até 2,7 mil milhões de euros no capital da CGD, transferir as suas acções ParCaixa para a CGD e converter em capital 900 milhões de euros de instrumentos de capital contingente (as chamadas 'CoCo bonds').

O acordo estipula que a CGD se compromete a angariar mil milhões de euros de capital de dívidas subordinadas.

A solução para o banco inclui uma "profunda racionalização" que permita devolver-lhe, a longo prazo, uma alta rentabilidade através de uma "significativa redução de custos, aumento de eficiência e de medidas que reduzam o risco".

Bruxelas considera que "o plano é apoiado por novas regras de governança corporativa e uma equipa de gestão muito experiente", que saiu agora.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela