Secções
Entrar

A partir de fevereiro terá de pagar dois euros para visitar a Fontana di Trevi

19 de dezembro de 2025 às 19:02

A taxa vai ser implementada entre as 9h e as 21h, durante o resto do dia o acesso vai permanecer livre.

Os turistas que visitarem a famosa Fontana di Trevi a partir de 1 de fevereiro terão de ter mais moedas do que as que historicamente são mandadas para a fonte por cima do ombro para ter sorte. Uma nova taxa turística definiu que a aproximação ao monumento custará dois euros, no entanto continuará a ser gratuito apreciar a obra de arte à distância.  
Multidão visita a Fontana di Trevi, em Roma, antes da taxa de entrada entrar em vigor AP Photo/Andrew Medichini
A taxa está a ser divulgada como parte dos esforços da Cidade Eterna para gerir o fluxo de turistas, melhorar a experiência e compensar os custos de manutenção e preservação de todo o património cultural de Roma. É estimado que a taxa possa render à cidade 6,5 milhões de euros por ano.   Esta medida foi debatida durante mais de um ano e assemelha-se ao sistema de bilhetes que dá acesso ao Panteão de Roma e ao imposto turístico para visitantes imposto em no ano passado, numa tentativa de reduzir o turismo excessivo e tornar a cidade mais habitável para os locais.   Em direção contrária, a cidade vai ampliar o número de museus com entrada gratuita para os residentes da cidade. “Acreditamos que a cultura é um direito fundamental da cidadania. Consideramos correto e positivo que os cidadãos de Roma possam desfrutar dos nossos museus gratuitamente”, referiu o presidente da Câmara de Roma.  Roberto Gualtieri considerou ainda que a taxa turística de acesso à Frontana di Trevi não vai desencorajar os visitantes a irem ao local, mas vai permitir uma visita mais organizada a todas. Este ano a cidade implementou um modelo experimental para escalar e limitar o número de visitantes que se poderiam aproximar da zona em frente à fonte e durante o período experimental cerca de 9 milhões de pessoas esperaram para se puderem aproximar.  A taxa vai ser implementada entre as 9h e as 21h enquanto durante o resto do dia o acesso vai permanecer livre.  
Artigos Relacionados
   
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela