Secções
Entrar

Sindicalistas vão pedir ao Governo renacionalização dos CTT

Lusa 05 de abril de 2021 às 19:27

Esta terça-feira, a Fectrans entrega um postal ao ministro das Infraestruturas a pedir a renacionalização dos correios. Quinzena de esclarecimento, que dura até 16 de abril, vai envolver plenários, debates e ações de rua por todo o país.

Sindicalistas da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) vão na terça-feira entregar um postal ao ministro das Infraestruturas a pedir a renacionalização dos correios, no âmbito da 'quinzena de esclarecimento' hoje iniciada.

Esta foi a forma escolhida pelos dirigentes sindicais que representam o pessoal dos CTT para reafirmar a reivindicação de que os correios devem voltar a ser nacionalizados, para benefício da população e dos seus trabalhadores, disse à agência Lusa o coordenador da Fectrans, José Manuel Oliveira.

A Fectrans iniciou hoje uma quinzena de esclarecimento que vai envolver plenários, debates e ações de rua por todo o país "em defesa da valorização dos salários e das profissões, dos postos de trabalho e dos direitos dos trabalhadores, pelo combate às desigualdades e à precariedade".

"Esta será uma forma de agitar o setor, onde as negociações estão paradas ou num impasse", disse José Manuel Oliveira.

Os plenários, em várias empresas e pontos do país, começaram hoje e vão prolongar-se até dia 16 de abril.

Para os dias 12 e 13 estão marcadas ações de denúncia junto a 'call centers' da Meo, Nós, Vodafone e Nowo.

Os trabalhadores da Transtejo e Soflusa têm uma ação de protesto marcada para dia 13, dia em que decorrerá, na sede da Fectrans, em Lisboa, um debate sobre "Teletrabalho e resposta sindical".

No dia 15 são os trabalhadores do Metro que se reunem em plenário e está marcado um debate sobre "Plataformas digitais e resposta sindical".

Para dia 16 está marcado um plenário de dirigentes e ativistas sindicais do setor dos transportes e comunicações junto à residência oficial do primeiro-ministro.

Na mesma data vai realizar-se uma deslocação de sindicalistas à sede do Governo Regional da Madeira, onde será entregue o caderno reivindicativo do setor.

"O objetivo de todas estas iniciativas é chamar a atenção para os problemas que os trabalhadores do setor vivem, dar a conhecer as suas reivindicações e auscultar os trabalhadores", disse José Manuel Oliveira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela