Sábado – Pense por si

Rui Vitória: O Treinador que faz croissants

Tiago Carrasco 15 de maio de 2016 às 18:57

Imaginou-se economista e chegou a ter uma pastelaria, mas estava predestinado para o futebol. Em Guimarães desde 2011, ganhou umaTaça de Portugal e esta época empatou com o FC Porto e goleou o Sporting. Triunfa em nome dos pais, falecidos num acidente de carro

Há uma foto que jamais sairá do wallpaper do telemóvel de Rui Vitória: ele mesmo, virado para o céu, enquadrado numa mancha vermelha desfocada onde cabe toda a desilusão dos adeptos do Benfica. O Vitória de Guimarães acabara de conquistar a Taça de Portugal, em Maio de 2013, após bater as águias (2-1), e o apito final transportou-o para a memória dos que mais vibrariam com aquele triunfo: "Os meus pais faleceram pouco antes da minha estreia como treinador", recorda à SÁBADO. "Quando o jogo terminou, foi neles que pensei. Toquei no céu e senti quão orgulhosos deveriam estar."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.