Sábado – Pense por si

Rio2016: Dilma e Lula não vão à cerimónia de abertura

27 de julho de 2016 às 08:50
As mais lidas

Evento realiza-se a 5 de Agosto. Processo de impugnação poderá ser decidido no final dos Jogos Olímpicos

A Presidente do Brasil suspensa, Dilma Rousseff, e o seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, não vão estar presentes na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, disseram as autoridades hoje.

Dilma Rousseff está a aguardar o resultado da possível destituição do cargo num processo de impugnação que deverá ser decidido após o final dos jogos.

Lula da Silva enfrenta acusações de corrupção por ter supostamente tentado impedir que o ex-director da área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, assinasse um acordo de delação premiada (colaboração em troca da redução de pena) com a justiça brasileira.

A cerimónia de abertura vai realizar-se a 5 de Agosto.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.